Gospel Nacional

Aline Barros: Ressuscita-me | Ouvir e aprofundar-se na letra

Após ouvir a música gospel “Ressuscita-me”, por Aline Barros, algumas análises da letra recebem de alguns críticos uma ponderação. Reclamam do que eles chamam de “falta de consistência bíblica e teológica”. Mas a saudável preocupação dos colegas pastores e estudiosos, embora seja reconhecida como legítima, tem nossa discordância.

A passagem da ressurreição de Lázaro (Evangelho de João, capítulo 11, na Bíblia Sagrada) pode ser aplicada, sim, à ressurreição de sonhos, de projetos. Pode ser bom para combater as atitudes mentais negativas, da morte emocional, da tragédia na vida, da situação desesperadora. E também cremos que Cristo tem o poder, hoje mesmo, de ressuscitar os fisicamente mortos, se assim o quiser, para a glória do seu nome.

Consideramos que é isto que quer dizer o “Ressuscita-me”, repetido pela canção de Aline. Confira mais adiante a íntegra da letra desta música. E, no final, veja e ouça o clipe oficial, que fez e continua fazendo história, destaque do premiado álbum “Extraordinário Amor de Deus”.

Refletir sobre a Letra

Aqueles que atentam para esta música e refletem na sua letra, se emocionam. Com fé em Deus e confiança na Palavra e poder do Senhor, lembrando-se da história de Jesus ressuscitando Lázaro, reerguem-se, renovam suas esperanças.

A mão do Senhor levanta o prostrado, cura o ferido, e, por que não dizer, revive as expectativas do “morto”, e seus sonhos abandonados.

Não é de se estranhar que sejam tantos que gostam de ouvir esta canção de Aline Barros, Ressuscita-me. Um dos maiores sucessos desta cantora, serve inclusive como motivação para atletas de alto desempenho.

Sabemos e cremos que Jesus trouxe o defunto Lázaro à vida novamente. Segundo a Bíblia, ele estava fisicamente morto há quatro dias, num túmulo, em Betânia. Isso foi no início da era cristã. Jesus pode fazer o mesmo hoje, não apenas literalmente, mas também com situações da vida que se assemelham à morte, ou algo próximo dela. 

Leia Também:

Testemunho do Poder de Deus e Milagres

A letra testemunha da força do nosso Deus que está evidenciada em histórias como esta do milagre do retorno de Lázaro. Outros exemplos: o do filho da viúva de Naim, ou a própria ressurreição de Cristo, três dias após sua morte na cruz…

São histórias que confirmam a efetiva vitória do poder de Cristo sobre a morte física. Neste contexto, apenas aplica esta noção do poder de Deus a situações da vida diária que se assemelham a grandes perdas. E não há nenhum mal nisso, do ponto de vista das técnicas de interpretação bíblica mais usadas…

Eu mesmo já preguei, usando em texto bíblico, usando a metáfora da morte. Fiz assim para ajudar e reanimar pessoas em seus dramas, aquelas com sonhos e projetos de vida que se foram. Foi numa praça pública, em um bairro de classe média do Rio de Janeiro, usando como base um texto semelhante ao de Lázaro.

O texto também falava de Jesus ressuscitando uma pessoa. A ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7.11-17). Foi usado, na ocasião, para ajudar pais e mães de dependentes químicos que sofrem a “perda” de um filho ou filha. Auxiliando-os a crer no poder de Cristo para “ressuscitar” estes jovens subjugados pela dependência. Pessoas que, infelizmente, andam por aí como se fossem “mortos” vivos, submetidos ao vício das drogas.

O resultado foi extraordinário e tivemos pessoas renovando sua fé, emocionadas, inclusive nas janelas dos prédios ao redor da praça.

Jesus e as pedras que você pode remover da sua vida

Há uma pequena e aparente imprecisão na letra da música Ressuscita-me. Está na parte que diz que foi Jesus quem removeu a pedra. E no pedido do crente que faça isso de novo com outras “pedras” na sua vida. Ou seja, em situações difíceis e limitadoras que se assemelham a grandes e pesadas pedras.

Mas, no caso da ressurreição de Lázaro, foram os homens que removeram a pedra. Jesus, com isso, ensina que aquilo que podemos remover é de nossa responsabilidade. E que o milagre, aquilo que é impossível, ele, como nosso Senhor, o fará. 

Porém, mesmo esta imprecisão é suavizada quando se pensa que os homens só removeram a pedra porque Jesus mandou que eles fizessem. Isso, de certa forma, também indica que foi Jesus o verdadeiro sujeito da remoção. Ainda que utilizando para isso a força e a responsabilidade humanas que ele estimulou e motivou com sua ordem, que foi prontamente obedecida.

Íntegra da Letra de Aline Barros, “Ressuscita-me”

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre, Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o Filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder

Para ouvir Aline Barros, “Ressuscita-me”, agora:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *