Menu

Minha Essência, Cassiane

Minha Essência, Cassiane

A palavra "essência" que está no título da nova música evangélica da cantora Cassiane pode até ser difícil de escrever certo para algumas pessoas que não se aplicaram no estudo do Português suficientemente na escola, mas seu significado é muito especial para qualquer área da vida do ser humano. Quando se trata de espiritualidade cristã então, isso é ainda mais vital. Veja o por quê (enquanto ouve o louvor).

Essência é aquilo que define a natureza de algo ou alguém, é o que dá sentido, o mais relevante, o que é primordial, o cerne, o que está no âmago, o centro de tudo, o indispensável, o fundamento, a estrutura, o que dá substância. O contrário de essência tem a ver com viver de aparências, viver de fachada, ser superficial.

Em vídeo, cassiane - Acústico

A interação com a música tem crescido nas redes sociais entre evangélicos. O vídeo, no momento em que escrevo, já alcançava mais de 2 milhões de visualizações no YouTube (em seus vários vídeos oficiais: clipe, letra (veja acima), cifras, show (logo abaixo) e playback.

O álbum que contém o louvor é intitulado "Eternamente", com o selo MK Music. O compositor da canção é Tony Ricardo. O álbum tem várias outras lindas e bem produzidas canções muito úteis para edificação cristã e evangelismo.

Com a letra e melodia da canção que puxa o álbum não é diferente, pelas bênçãos da experiência que proporciona, os comentários positivos se multiplicam (embora haja alguns que não gostaram, mas são poucos. Estes dizem que o sucesso da música seria apenas por causa da paixão que a intérprete desperta e que, segundo eles, faria com que qualquer música divulgada se tornasse querida instantaneamente).

Letra da música

Para quem precisa da cifra, clique aqui .

Senhor, eu não vou me perder de Ti
Dos meus lábios nunca sairá um sim
A tudo aquilo que deseja ocupar
O Teu lugar dentro de mim
Porque sou povo escolhido Teu
Sou propriedade particular
Eu conheço Tua voz
Quando chamas o meu nome
Sinto a minha alma estremecer

Eu carrego em minha vida
A glória do Deus de Israel
Não me curvo ao pecado
Levanto a bandeira, prefiro ser fiel
Minhas vestes já lavei
Não vou me contaminar
Com manjares, com altares
Que não servem pra Te adorar

Minha essência vem de Deus
Não vou me corromper
Não vou negociar minha comunhão com o Rei
Vou me manter de pé, não abro mão da unção
Servindo até o fim, guardando minha fé

Eu sou templo santo
O Espírito de Deus habita em mim
Não aprovarei os manjares do mundo
De qualquer maneira eu não vou ficar
Eu não sou daqui, o céu é o meu lugar
Não me conformo com a iniquidade
Avareza, mentira, eu não tolero Jezabel
Estou armado contra a Babilônia
Revestido pela armadura de Deus

Conceito bíblico

Em várias situações, a Palavra de Deus refere-se ao conceito de essência. Jesus, por exemplo, deu várias declarações sobre a importância de buscarmos a essência do relacionamento com Deus e o próximo, e uma das vezes em que disse isso foi fazendo referência ao antônimo dela, ou seja, à superficialidade e hipocrisia de alguns religiosos.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! (...) Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade." - Mateus 23:23-28 - NVI

A Bíblia também diz que os discípulos são o bom perfume de Cristo, referindo-se a necessidade de que nossa essência como Igreja e representantes do Senhor na terra seja de acordo com a vida, ensino e exemplo do Senhor Jesus.

"Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo. Para os que estão se perdendo, é um mau cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida." - II Coríntios 2.15-16

Hebreus 11 também aponta para esta palavra, falando da fé, fundamental para a vida cristã. Como explicou Dante Alighieri, "A fé é a substância de coisas esperadas e o argumento das que não aparecem; e isso parece-me ser a essência da fé".

Coincidência de título

A palavra é tão importante que outro artista cristão faz sucesso com música com título igual ao da cantora gospel Cassiane. Trata-se de Thiago Brado, da Renovação Carismática Católica, que já obteve mais de um milhão de visualizações de seu clip da música cristã "Minha Essência" na internet. Veja e ouça no vídeo a seguir:

 

Para acompanhar com a letra da canção de Thiago Brado:

Vim até aqui
Derramar o meu passado em Ti
Vim banhar os pés quem andaram por aí
Sem carinho receber

Hoje estou aqui
Não porque mereço, eu sei
Pois Tu sabes por onde eu andei
Conheces bem o meu perfume

Mas Tu sabes também
Que o meu choro é sincero porém
Não tenho nada a oferecer, meu Senhor
Mas Te dou a minha vida

É tudo que tenho
Recebe o meu nada
Refaz a morada
Habita em mim

Me pega em Teu colo
Me acalma em Teu peito
Sou Teu sou eleito
E a minha essência exalar Teu cheiro

Frase de pensador

Outra frase famosa que usa o termo que enfatizamos neste artigo, e o faz com propriedade, a tal ponto que até faz lembrar de um ensinamento bíblico (o de amarmos o próximo como a nós mesmos) é a afirmação de Bernard Shaw, que disse: "O maior pecado para com os nossos semelhantes, não é odiá-los mas sim tratá-los com indiferença; é a essência da desumanidade".

Última modificação emSegunda, 18 Julho 2016 23:25

Deixe aqui o seu comentário