Menu

Festival Promessas

Festival Promessas

A polêmica em torno do Festival Promessas de música gospel nunca deixou de existir. A desconfiança do povo evangélico com a Rede Globo, organizadora do Festival, também não é de hoje. O principal motivo do intenso debate é o fato de grande parte dos evangélicos considerarem a Globo uma ameaça à família tradicional e opositora da igreja evangélica, argumentando para tanto usando exemplos dos personagens evangélicos vilões picaretas de suas novelas, assim como citando casos do que consideram postura anti-evangélica de muitos comentaristas de seus telejornais.

Por causa disso, críticos do Festival Promessas atacam os participantes, tanto aqueles que ficam em cima do palco quanto os que estão na frente dele, usando desde termos menos agressivos como "ingênuos" até acusações mais graves como "vendidos"...

De qualquer forma, também há muitos que estão neutros nessa história e outros que até elogiam, tratando a questão de forma mais positiva, afirmando que as críticas e acusações não têm "nada a ver", que não se deve misturar uma coisa (os ditos ataques à família tradicional e aos evangélicos em geral) com a possível oportunidade de mídia oferecida (o Festival e sua repercussão) para "divulgar a Palavra de Deus".

De outro lado da polêmica em torno do Festival Promessas, há ainda aqueles que acusam o uso da palavra "show" como algo diametralmente oposto a um "culto de adoração" e a "pregar a Palavra de Deus". Mas estes também são refutados por um não pequeno grupo de evangélicos que defendem a prática do show como estratégia de evangelização para alcançar aqueles que não gostam da linguagem e práticas religiosas tradicionais. E, assim, ficam alguns chamando os outros de "mundanos" e os outros rebatendo chamando seu opositores de "tapados".

Obviamente, a organização do Festival não se interessa por tal debate pois não tem (nem terá) este objetivo de evangelizar (chamam de "proselitismo"), pois é uma empresa comercial que visa lucros e está trabalhando em um negócio.

Em nota sobre uma possível parcialidade ao tratar de assuntos religiosos, desfavorecendo os evangélicos, a Globo já disse à reportagem de programa da Record (controlada pela Igreja Universal e sua concorrente mais forte) que é "emissora laica" e que "reflete em sua programação a preocupação com a diversidade e a liberdade de expressão religiosa".

 

Festival Promessas 2015 - SP

Com oferta de ingressos na internet por 50 a 100 reais, acontece na cidade de São Paulo dia 7 de novembro, começando ao meio-dia, mais uma edição regional do Festival Promessas 2015. O local: Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista. Shows de Aline Barros, André Valadão, Bruna Karla, Fernandinho, Rose Nascimento, PC Baruk, Banda Livres, entre outros.

Os participantes chamam o evento de "maior festa de música gospel do Brasil", "um dia inteiro de celebração, comunhão, adoração".

Ao que tudo indica, a atração não terá mais exibição na íntegra (nem gravada nem ao vivo) nos especiais de fim de ano da emissora, mas provavelmente contarão com generosas edições/menções nos telejornais e no site da Globo.

Outra novidade do Festival Promessas 2015 é a inclusão, ao estilo do Rock in Rio, de uma área para crianças, praça de alimentação e um shopping para comercialização de CDs, livros, camisetas e outros itens.

 

Festival Promessas - História

Em 2015, o Festival Promessas completa cinco anos de existência. A primeira edição aconteceu em 2011. Desta edição até 2013, as cidades de Recife, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte receberam o evento. Em 2014, foi a vez de Goiânia, Itaguaí e Mauá.

Devido à baixa audiência do Festival na TV em 2013, a Globo cancelou a transmissão da edição nacional em 2014 no especial de fim de ano e só promoveu edições regionais sem TV, o que deve se repetir em 2015. Outras investidas da Globo no mercado evangélico, com a Som Livre (selo “Você Adora”) e a Feira Internacional Cristã (FIC) também não deram tão certo quanto o esperado no que diz respeito a retorno financeiro ou de ganhar a simpatia dos evangélicos.

Veja, a seguir, alguns momentos de edições anteriores do Festival Promessas.

Minha Pequena Luz e Brilha Jesus - Cassiane, Fernandinho, Aline Barros, Ana Paula Valadão, André Valadão, Thalles Roberto no encerramento do Festival Promessas 2012.

Cantora Cassiane, com a música "500 graus" no Festival Promessas.

Veja um resumo do Festival Promessas 2014, feito pela Globo, desta vez fora das capitais e sem transmissão da edição pela TV, em Itaguaí, RJ, e Mauá, SP.

Última modificação emQuarta, 13 Julho 2016 20:20

Deixe aqui o seu comentário